segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Agulha Escalarte

Se em uma noite qualquer dessas, a atmosfera estiver sendo amigável e a luz das estrelas não estiver sendo bloqueada por massas de ar não tão amigáveis, procure olhar o céu em busca de algum desenho característico perto do Equador. Dependendo do horário do dia e da época do ano, você, com um pouco de atenção, conseguirá enxergar um desses dois desenhos: ou um trio de estrelas bem juntinhas (as famosas três marias) cercadas por um quadrilátero, ou uma espécie de gancho com uma estrela bem brilhante e vermelha numa das "pontas". O primeiro faz parte da constelação de Órion, um guerreiro mitológico, e o segundo, bem mais distinto, compõe a constelação de Escorpião.Essas duas constelações, aliás, têm uma história em comum na mitologia grega. Órion era um caçador muito hábil e seus talentos ameaçavam a autoridade de Ártemis, a deusa da caça. Esta, temendo que o guerreiro esgotasse as caças, mandou um escorpião para matá-lo, o qual o atingiu com seu poderoso ferrão venenoso. Esta perseguição foi representada no céu, e é por isso que quando escorpião nasce no horizonte, Órion se põe e vice-versa.
Muitos outros mitos estiveram associados à constelação de Escorpião durante a Antiguidade, a maioria relacionando a maus agouros. Isto talvez porque esta constelação está no hemisfério sul, e portanto a presença do Sol nesta marca o inverno no hemisfério norte, no qual estavam muitas das culturas antigas clássicas.

Para alguns povos do hemisfério sul, a constelação tinha um papel mais positivo, além de outras denominações. Os maoris a tomavam por um anzol responsável por "pescar" o mundo. Já os australianos e alguns sul-americanos preferiam a representação de uma ema.

A constelação de Escorpião é mais visível para nós no céu noturno durante os meses de julho e agosto. O sol entrou nesta constelação no dia 22 de novembro e permanece nesta por uma semana, até que entra em Ofiúco, a qual acabou sendo cortada pela Eclíptica, mas não aparece entre os doze signos.

Homenagem a Milo, cavaleiro de Escorpião da série Saint Seiya

Nenhum comentário:

Postar um comentário