domingo, 13 de março de 2011

Só os mais estranhos sobrevivem

Somos todos descendentes de uma bizarrice. Um conjunto de muitas bizarrices, na verdade, acumuladas ao longo de bilhões, dentro de um código presente em cada organismo vivo deste planeta: o código genético. Surgimos de uma série de alterações genéticas as quais permitiram que seres primitivos como as bactérias originassem seres tão complexos como os mamíferos.

dna

Tudo começou com algo muito improvável, tanto que os mais religiosos preferem explicar isso com coisas mais improváveis ainda. Mas com bilhões de planetas no Universo, não é razoável que ao menos em um deles esse evento aconteça? Este evento de tão baixa probabilidade é nada mais que a origem da vida.  Moléculas orgânicas combinaram-se originando os primeiros organismos capazes de se replicar. E este era o objetivo primordial desses seres: replicação. Aquele que fosse capaz de produzir mais cópias de si mesmo se tornaria predominante. Os beneficiados nisso eram os que viviam mais e conseguiam se reproduzir mais numerosamente e sem mutações. Mas estas mutações não eram inevitáveis. Acabam surgindo variações entre os seres. E as variantes mais bem sucedidas no jogo replicativo se tornam predominantes. Eis que surge a seleção natural, meus amigos.

The_Monkey_Suit

A partir da seleção natural, foi possível a evolução daquela vida primitiva ao estado o qual conhecemos hoje. A cada geração, as mutações genéticas originavam variações e aquelas que melhor se adaptavam às condições do meio eram repassadas às gerações seguintes. Num curto período de tempo, a mudança é quase imperceptível. Mas nosso planeta já conta com bilhões de anos de história – e a vida pelo menos metade desse tempo. As mudanças acumuladas em cada geração foram capazes de produzir espécies totalmente diferentes. Foi a sobrevivência dos mais bizarros.

evolucao-personagens-nintendo-2

2 comentários:

  1. Genial. É fascinante saber a capacidade de adaptação dos seres vivos, todos em busca da proliferação de sua espécie, obrigando - de forma indireta- o seu organismo a moldar-se às condições impostas pela natureza, porque apenas os mais aptos(estranhos) sobrevivem \0/

    ResponderExcluir