domingo, 4 de setembro de 2011

Um Rugido de Coragem

A constelação de Leão está fortemente ligada à ideia de força, brilho, poder. Em tempos mais antigos, a entrada do Sol nessa constelação marcava o início do verão no hemisfério norte. Desta forma, era associada a figuras positivas e poderosas, como reis e divindades. A sua própria estrela alfa, Regulus, em latim "pequeno rei", estava entre as quatro estrelas reais persas. As outras três eram Formalhaut, Aldebaran e Antares.

No egito, durante o verão, os leões se dirigiam para o rio Nilo, marcando a época de cheia deste. Além disso, as esfinges egípcias eram representadas com cabeças de faraós e corpos de leão, uma associação direta entre a constelação e a figura do poder. Na Grécia Antiga, o leão representado nos céus correspondia ao leão de Neméia, um dos monstros descendentes de Tifão, e que foi enfrentado pelo herói Hércules em um dos seus 12 trabalhos. Como prêmio por ter vencido a fera, Hércules passou a utilizar a pele do leão.
O Sol fica em Leão entre 9 de agosto e 15 de setembro, e tem uma melhor visibilidade no céu noturno nos primeiros meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário