quinta-feira, 2 de junho de 2011

O brilho avermelhado de Aldebaran

A constelação de touro é uma das mais "antigas" conhecidas pelo ser humano, estando presente em representações de mitos pré-históricos, como em pinturas rupestres. Na mitologia grega, era associado ao minotauro existente no labirinto de Minos, derrotado pelo herói Teseu, bem como ao touro de bronze, forma assumida por Zeus. Além disso, o touro era uma figura valorizada nas culturas do crescente fértil, como a persa por exemplo. 


Touro está localizado no céu entre Áries e Gêmeos na faixa zodiacal, e tem como referência importante a sua estrela alfa Aldebaran, uma estrela de brilho avermelhado. Tomando como referência Órion, Aldebaran está na direção oposta a Sirius, a estrela mais brilhante do céu. 

Dois asterismos importantes estão presentes na constelação de touro. Um deles é o das Híades, um conjunto de estrelas que fazem o desenho de um "V" no céu. Na mitologia, as Híades eram filhas do titã Atlas com Etéria, e tinham uma grande admiração pelo irmão Hias. O outro é o aglomerado das Plêiades, que a olho nu tem uma aparência difusa. As Plêiades eram, na mitologia, associadas às sete irmãs filhas de Atlas com Pleione, uma deusa do mar. Não se sabe ao certo a origem do nome, mas tornou-se uma ótima referência para navegadores. Abaixo, uma bela imagem deste aglomerado:

 

2 comentários: