segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Gênio do trabalho duro

Dois ninjas, do mesmo time. Um deles, herdou os poderes de sua família, naturalmente um gênio. O outro, sem muitos talentos naturais, conseguiu tornar seu rival com muita dedicação e treinamento. A história desses dois personagens da série animada Naruto, Neji e Rock Lee, ilustra como às vezes é difícil enfrentar a limitações impostas pela natureza.

Os genes proporcionam a cada um tendências diferentes. Alguns engordam mais facilmente, outros não precisam de muito esforço para ficar em forma. Enquanto alguns apresentam um grande potencial para serem atletas, outros sem nenhuma afinidade com os esportes. Na escola, há aqueles que preferem as "exatas" e outros que preferem as "humanas". Em outras palavras, nascemos diferentes e certas predisposições podem ser grandes inconvenientes.

Genética, porém, não é tudo. Boa parte do que somos é influenciado pelo meio: a educação que recebemos, as pessoas com as quais nos relacionamos, os espaços que frequentamos. E muitas vezes as circunstâncias que definem esse meio são externas à nossa vontade. Também somos limitados pela sorte, pelo acaso.

É claro, a genética e a sorte influenciam a nossa vida, mas o define os caminhos tomaremos a partir delas são as escolhas. Como diriam os protagonistas do filme Batman Begins: "Não é quem eu sou por dentro, mas o que eu faço que me define". Se alguma coisa é mais difícil para nós, podemos nos esforçar e trabalhar duro para consegui-las. Mesmo se não "nascermos gênios", a nossa dedicação pode nos trazer conquistas geniais. E é possível transformar o nosso azar em sorte: basta termos otimismo e tentar tirar proveito do lado bom das situações.


Por mais difícil que sejam os sonhos, eles não precisam ser impossíveis. O verdadeiro gênio não precisa nascer gênio. Ele pode ser um gênio do trabalho duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário